Curitibano que se prese já passou pelo menos uma vez nessa rua.

Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no bairro Mossunguê, e certamente já se deparou com (inúmeras) imagens dela nas redes sociais. Em especial, neste início de outono, quando as árvores que formam o corredor de ônibus ganham um colorido avermelhado que é a cara da estação.

O responsável pelos plantios ainda no início dos anos 2000, o engenheiro florestal do Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro, conta que nunca imaginou que a via faria tanto sucesso e seria tão fotografada.

“Nossa intenção era apenas formar um corredor para a linha de ônibus, como fazemos em outras vias semelhantes na cidade”, lembra.

Mas as 853 mudas de liquedâmbares (Liquidambar styraciflua) surpreendem com a sua beleza a cada ano e é quase impossível passar pela via sem fazer um registro sequer. O avermelhado das folhas estreladas aparece após as tonalidades verde e amarela e se intensifica com a luminosidade. No inverno, elas ficam sem folhas.

Com 20 anos de plantio, estima-se que essas liquedâmbares tenham 23 anos de idade, contando com o período de desenvolvimento das mudas. São árvores originárias da América do Norte (México e Estados Unidos), que têm folhas que variam em tons de vermelho e podem passar de 15 metros de altura.
“O nome é em função da seiva na cor âmbar – um tom amarelo alaranjado – que escorre se for partido seu tronco”, explica Salgueiro.

E outras ruas de Curitiba terão novas cores, olha só o que diz o responsável por estas belezuras:

Roberto Salgueiro ressalta que, em breve, um novo corredor de ônibus ainda mais colorido vai ser atração nas avenidas João Gualberto e Paraná. Por lá, serão mil ipês, do Passeio Público até a Igreja do Santa Cândida. Cerca de 700 já foram plantados.

As mudas têm, no mínimo, 1,8 metro de altura e cada trecho terá uma cor. Entre o Colégio Estadual e o Terminal do Cabral são ipês brancos. Depois, até o Terminal Boa Vista, ipês roxos, seguidos por amarelos até o Santa Cândida.