O jornalista André Rizek, da Globo, causou polêmica nas redes sociais nesta segunda-feira (21) ao fazer uma publicação sobre a possível contratação de um novo técnico pelo Corinthians. A controvérsia surgiu devido à associação feita com um rito católico, coincidindo com o dia da morte do Papa Francisco, aos 88 anos.

Rizek utilizou a expressão “Fumaça branca (e preta) perto de acontecer no Parque São Jorge…”, em referência ao processo de eleição papal, onde a fumaça branca indica a escolha de um novo pontífice. A publicação, feita antes de sua participação no programa “Seleção Sportv”, gerou imediata reação negativa por parte dos internautas.

Considerando a repercussão, o jornalista apagou a postagem e se manifestou em sua conta no Twitter, pedindo desculpas pela atitude. “Apaguei o post falando em fumaça branca no Parque São Jorge porque teve reações de pessoas ofendidas com ela – e jamais quis desrespeitar figura que admiro tanto como o Papa Francisco, muito menos a religião de tanta gente. Foi mal. Nos vemos no Seleção”, escreveu Rizek.

A atitude de Rizek ocorreu no mesmo dia em que o Vaticano anunciou o falecimento do Papa Francisco, que morreu em seu apartamento às 7h35 (horário local). O pontífice vinha se recuperando de uma pneumonia e já havia sido internado anteriormente para tratar a doença.

Fonte: http://esporte.ig.com.br