Boas notícias para quem trafega pela Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Campos Gerais! As tão aguardadas obras no Contorno Norte e em outras importantes rodovias estão prestes a se tornar realidade, com o pontapé inicial previsto para 2025. A Via Araucária, concessionária responsável pelo Lote 1 das concessões rodoviárias do Paraná, já definiu o cronograma.
A primeira fase do projeto, com entregas previstas para o início de 2027, contemplará aproximadamente 80 quilômetros de duplicações e melhorias. Os trechos beneficiados incluem a BR-277, a PR-418 (Contorno Norte de Curitiba) e a PR-423, promovendo uma significativa modernização da malha viária da região.
No Contorno Norte (PR-418), a duplicação abrangerá 16,76 quilômetros. Estão previstas a construção de um viaduto no km 12, para facilitar a ligação entre os bairros Jardim Dourados e Jardim Giannini, em Almirante Tamandaré, além de um novo acesso à Avenida Francisco Gulin, na zona Norte de Curitiba, e ampliação de vias marginais no Contorno Sul, melhorando o tráfego local. “Essas melhorias visam aumentar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança aos motoristas”, garante a concessionária.
Na PR-423, que liga Araucária a Campo Largo, serão duplicados quase 26 quilômetros, com destaque para a construção de dois novos viadutos em substituição aos atuais cruzamentos em nível. Já na BR-277, a duplicação de 27,5 quilômetros beneficiará as regiões de Porto Amazonas, Palmeira e Irati, com a construção de quatro novos viadutos e um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros em Irati.
A execução das obras está condicionada à aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao licenciamento ambiental pelo Instituto Água e Terra (IAT). A expectativa é que os trabalhos comecem em maio nos trechos mais próximos a Curitiba, e até julho nas demais regiões do lote. A Via Araucária assegura que as intervenções serão realizadas de forma planejada, em horários de menor fluxo e com comunicação prévia aos usuários.
Com um contrato de 30 anos, a Via Araucária prevê investir mais de R$ 7,9 bilhões em obras e R$ 5,2 bilhões em custos operacionais. O projeto também contempla rigorosas medidas de compensação ambiental e padrões internacionais de desempenho social para desapropriações e desocupações, garantindo a preservação da fauna e flora locais.
Os benefícios esperados com a modernização das rodovias são vastos, incluindo a redução de acidentes, o aumento da segurança viária, a melhoria do fluxo de veículos e a criação de infraestrutura de apoio aos caminhoneiros. A iniciativa representa um marco no compromisso do estado com uma infraestrutura rodoviária moderna e eficiente, integrando mobilidade e desenvolvimento regional.
Fonte: http://massa.com.br
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