Uma pesquisa recente do Instituto Opinião revela um cenário complexo para o governo Lula, com avaliações contrastantes em diferentes regiões do Brasil. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira, aponta que apenas 35,7% dos brasileiros consideram a atual gestão superior à de Jair Bolsonaro. Em contrapartida, 41,5% dos entrevistados acreditam que o governo Lula está pior que o anterior.
Enquanto o Nordeste demonstra maior inclinação a favor do governo Lula, com 41,7% avaliando a gestão como melhor que a de Bolsonaro, nas demais regiões do país prevalece a percepção de piora. A pesquisa indica uma divisão regional significativa na avaliação do governo.
“Essa comparação direta com Bolsonaro é um termômetro importante”, afirma Arilton Freres, sociólogo e diretor do Instituto Opinião. Segundo ele, os dados mostram que Lula ainda enfrenta desafios para consolidar uma imagem de mudança positiva, especialmente fora do Nordeste.
A pesquisa também avaliou a aprovação geral do governo Lula, revelando que 42,1% dos brasileiros consideram a gestão “ruim” ou “péssima”. A insatisfação é particularmente alta nas regiões Sul e Sudeste, onde mais de 44% dos entrevistados demonstraram reprovação.
Contudo, o levantamento aponta que algumas medidas específicas do governo federal gozam de aprovação popular. Programas como o Celular Seguro e a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil foram bem recebidos pela maioria dos entrevistados.
O estudo do Instituto Opinião ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos, em todas as regiões do país, entre os dias 9 e 11 de abril. A pesquisa possui margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Fonte: http://www.revistaoeste.com
Responder