O corpo do Papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (23), marcando o início do velório que atrai milhares de fiéis. A procissão solene partiu da residência de Santa Marta, onde o pontífice viveu, com cardeais, bispos e sacerdotes conduzindo o caixão até o Altar da Confissão, obra-prima de Gian Lorenzo Bernini.
Às 11h locais (6h em Brasília), os portões da basílica foram abertos ao público, permitindo que os fiéis prestassem suas últimas homenagens. A Praça de São Pedro, palco de tantos encontros com o Papa durante seu pontificado, viu longas filas se formarem, com pessoas aguardando pacientemente por horas para se despedir de Francisco, falecido na segunda-feira aos 88 anos.
Durante a transladação do corpo, o Coro da Capela Sistina elevou a atmosfera com salmos e antífonas do Antigo Testamento. Ao adentrarem a basílica, entoaram uma ladainha invocando santos, apóstolos, mártires e papas canonizados, como São João Paulo II e São Paulo VI, em um tributo emocionante.
A cerimônia está sendo conduzida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo responsável pelo governo interino do Vaticano até a eleição do novo Papa. Farrell também foi o encarregado de anunciar oficialmente o falecimento de Francisco. Em um gesto de humildade, o corpo do Papa não foi colocado em um esquife elevado, refletindo seu estilo simples e próximo dos fiéis, que marcou seus 12 anos de pontificado.
O caixão, onde Francisco repousa vestido com casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário, será fechado na sexta-feira (25), às 20h locais (15h em Brasília). No sábado, a Missa das Exéquias dará início a nove dias de luto e orações. Após a cerimônia, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde será sepultado às 10h (5h em Brasília).
Fonte: http://revistaoeste.com
Responder