Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-atleta e ex-técnico vencedor de vários títulos, faleceu no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 5, aos 92 anos, devido a múltiplos problemas de saúde. A assessoria de Zagallo divulgou uma nota nas redes sociais confirmando o óbito na madrugada deste sábado, 6.

Zagallo foi o único jogador de futebol a ganhar quatro vezes a Copa do Mundo. Ele nasceu em Atalaia (AL) e jogava como ponta-esquerda. Ele começou sua carreira no America-RJ, onde foi campeão do torneio de amadores do Rio de Janeiro. Ele também venceu o Torneio Início do Carioca, em 1949.

Em 1950, ele se transferiu para o Flamengo. No clube rubro-negro, ele conquistou três vezes o Carioca, de 1953 a 1955. Depois da Copa do Mundo de 1958, ele foi para o Botafogo, onde ganhou dois estaduais, a Taça Brasil e formou uma grande equipe com Garrincha, Didi e Nilton Santos.

Zagallo se destacou pelos clubes do Rio de Janeiro e chamou a atenção da Seleção Brasileira, pela qual foi campeão das Copas de 1958 e 1962. Ele era famoso pela sua rapidez, sua visão de jogo e seus movimentos ágeis.

Aposentadoria e trajetória como técnico
Zagallo se aposentou dos gramados em 1966 e começou a trabalhar como técnico no Botafogo, nas categorias de base. Ele treinou o time principal do Glorioso e do Flamengo, além de outros clubes como Vasco, Fluminense, Bangu, Portuguesa e Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Zagallo continuou sua ligação com a Seleção Brasileira depois de parar de jogar. Ele foi o técnico do Brasil nas Copas de 1970 e 1994, sendo o único a conquistar quatro vezes o Mundial. Seu último trabalho foi em 2006, como integrante da comissão técnica de Carlos Alberto Parreira.