Ex-presidente afirma que, por ora, o foco do PL é em eleger o máximo de prefeitos nas eleições de 2024

Em evento de filiação de lideranças para o PL em São Paulo nesta semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que não está fora do jogo político. “Sobre 2026, eu costumo dizer que só estou morto quando estiver enterrado”, afirmou em entrevista à revista Crusoé divulgada nesta sexta-feira, 28.

O ex-presidente está inelegível até 2020 por ter sido condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por abuso de poder político na reunião com embaixadores onde criticou o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas.

Bolsonaro afirmou que o foco agora é 2024: “Talvez a gente consiga fazer 1.000 prefeituras, essa é a meta do Valdemar [Costa Neto, presidente do PL]. Tem muito prefeito vindo para o nosso lado. No momento, estamos com um problema que todos os partidos gostariam de ter: candidatos em excesso. O que nós queremos é que a esquerda não ganhe mais municípios por aí”.

Bolsonaro está fazendo um giro de viagens pelo país para projetar o PL em candidaturas para o ano que vem. Nesta semana ele participou da cerimônia de filiação ao PL do vereador paulista Fernando Holiday e do comentarista político Lucas Pavanato. Valdemar Costa Neto, presidente do partido, disse nas últimas semanas que sua intenção é eleger até 1.500 prefeitos nas eleições do ano que vem.

Alianças em SP

Sobre a aliança que o PL deve fechar pela reeleição de Ricardo Nunes (MDB) na Prefeitura de São Paulo, Bolsonaro falou que já há conversas com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), sobre uma possível aliança para conter o crescimento do deputado federal de esquerda Guilherme Boulos (Psol-PR), que deverá ser apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no pleito.

“Ele [Nunes] é uma pessoa humilde, que tem trabalhado. Para a vaga de vice, temos alguns nomes, mas não pode ser casamento arranjado. O vice tem que ser alguém que colabore com o nosso município. Então falta eu e o Nunes tomarmos algumas tubaínas juntos para marcar a data do casamento. O Valdemar já declarou amor, eu estou na iminência de fechar. Um namoro um pouco mais demorado é bem-vindo”, afirmou.