Curitiba é a capital mais fria do Brasil.

As estações em Curitiba costumam ser bem marcadas e definidas. Sendo assim, no inverno as temperaturas caem e variam de 1°C a 15°C. Esse tempinho frio e bem diferente do resto do Brasil, dura de junho a setembro. As condições climáticas desta estação são ideais para a formação de geadas e nevoeiros, principalmente nas primeiras horas da manhã e à noite. Se você gosta de frio, essa estação é boa.
Curitiba é uma delícia em todas as épocas do ano, mas no frio… tem um charme todo especial.

Os parques ficam particularmente mais especiais. A geada que cobre a grama, o nevoeiro e a fumacinha quando a gente fala vão fazer você se sentir em um filme. Mas se prepara que é gelado, então pega a japona, luva, cachecol e o que mais você tiver por aí.

O céu de inverno tem uma beleza particular. E se der sorte de pegar a florada das cerejeiras com o céu azul, pode ter certeza que as fotos ficarão lindas. Há dessas árvores no Jardim Botânico, na Praça do Japão e no calçadão da Rua XV.

Além das paisagens naturais, tem muita diversidade cultural para conhecer por aqui, inclusive, em alguns parques há memoriais étnicos, que homenageiam os povos que ajudaram a formar a cidade. Como por exemplo o Parque Tingui que tem o Memorial Ucraniano e o Bosque João Paulo II que possui o Memorial Polonês. Já sobre museus, há históricos e temáticos, sendo os principais: MON – Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense, Museu Egípcio, tem também o Museu da Vida, da Arte Indígena, do Holocausto, Ferroviário, do Expedicionário, da Imagem e do Som, entre outros que valem a visita.

Pra aquecer, a cidade oferece inúmeras opções de cafés, tem para todos os gostos, do simples cafezinho até cafés premiados mundialmente e ainda chás, chocolate quente e outras opções quentinhas.

Para repor as energias, as opções gastronômicas são as mais variadas e saborosas possíveis. A comida italiana de Santa Felicidade combina bem com a estação, mas temos outros clássicos. Há restaurantes especializados em sopas e outros cujo prato principal é fondue. Se você quiser ser um curitibano raiz, tem que ir na feirinha de inverno da praça Osório e tomar quentão e comer pinhão. Aliás, há muitos restaurantes com pratos que levam o pinhão, que é a semente da araucária, a árvore símbolo do Estado do Paraná. Falando nisso, o prato típico do estado, o barreado, também é uma boa pedida para os dias mais frios.

Com a Pandemia os curitibanos estão apenas matando as saudades do inverno em casa, curtindo a família, mas quando tudo passar, poderão ir para as ruas e curtir tudo que a cidade de Curitiba oferece de bom.

Foto: Divulgação/Internet/jackelinikil