O ministro da Defesa,José Múcio, vai se encontrar com líderes militares da Venezuela submetidos às ordens do ditador Nicolas Maduro, até o final de agosto. As informações são do Hora Brasília.

Múcio estará em Caracas na próxima semana em uma viagem onde também tem agenda na Colômbia, do presidente e ex-guerrilheiro do M-19 Gustavo Petro.

A viagem foi chancelada pelo vice-presidente Geral Alckmin (PSB), conforme despacho publicado nesta quinta-feira, 24. Múcio tem agenda programada com autoridades equivalentes a seu cargo no Brasil, além de encontrar-se com representantes das embaixadas brasileiras nos dois países que serão visitados.Isso sugere encontros com Iván Velásquez Gómez, Ministro da Defesa colombiano, e com o General Vladimir Padrino López, peça-chave no aparato de defesa de Maduro.

Padrino foi um dos fundadores e aliadíssimo do chavismo na Venezuela. Durante o golpe de 2002 contra Hugo Chávez, ele permaneceu leal ao então presidente. Pós-crise, foi promovido a um posto de destaque no Estado Maior de Caracas.