Informa o site Hora Brasília que o presidente Lula (PT) vem demonstrando resistência aos pedidos do ministro Alexandre de Moraes para as vagas que irão abrir na Procuradoria-Geral da União (PGR) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Até um tempo atrás, o magistrado vinha demonstrando influência nas suas indicações e opiniões, além de manter um melhor contato com o atual mandatário – quem sabe em forma de gratidão por parte de Lula, mas não se é revelado o motivo.

Moraes quer Paulo Gonet, uma figura conhecida de sua passagem pelo Tribunal Superior Eleitoral, para assumir o comando da PGR. O ministro do STF também querLuís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para a próxima vaga no STF.

A escolha de Gonet preocupa Lula e o PT, pois é apoiada por Gilmar Mendes, onde ele e Moraes teriam maiores poderes de influência na PGR. O presidente da República tende a manter indicações de antigos aliados, como Cristiano Zanin.

Segundo fontes próximas ao presidente, de acordo com esse critério, Salomão fica atrás de Bruno Dantas, atual chefe do Tribunal de Contas da União (TCU) e favorito de Gilmar Mendes para o Supremo.

Caso haja negativa às indicações de Moraes e por seu comportamento vingativo, poderemos assistir a novas futuras crises e, quem sabe, medidas judiciais e políticas que tendem a chegada de Geraldo Alckmin (PSB) ao poder nos próximos meses. Lembrando que Moraes foi secretário de Segurança Pública do atual vice-presidente da República quando estava no seu segundo mandato como governador de São Paulo.